domingo, 6 de maio de 2012

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO MOTORA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

              Infelizmente muitas pessoas ainda enxergam que a Educação Física Escolar não é prioridade na vida das crianças dentro das escolas, pelo fato que as aulas sejam sempre as mesmas coisas “Bater uma bola, pular, correr, saltar e desestressar”, explica o Professor Thyago Chaves, graduado em Educação Física - Licenciatura no Centro Universitário Unieuro – Brasília.              
              De acordo com o presidente do conselho Federal de Educação Física, Jorge Steinhilber, não há apenas uma resposta para a questão, um dos motivos é que não é passada para os pais e estudantes a importância dessa disciplina, e nas reuniões de pais e mestres algumas escolas acabam deixando os Profissionais de Educação Física fora das reuniões como se não tivesse nenhuma importância na formação dos alunos, portanto se todos para-se pra analisar e entender a importância riquíssima da Educação Física Escolar mudariam essa visão negativa que foi implantada pela população e até mesmo por alguns Profissionais de Educação Física desqualificados que apenas jogam uma bola e deixam as crianças fazerem o que desejam em todas as aulas.              
              Seja qual for o conteúdo ministrado nas aulas de Educação Física Escolar “ jogos, brincadeiras, danças, lutas entre outras, um objetivo sempre precisará ser levado em consideração no planejamento relacionando primeiramente a SAÚDE E O DESENVOLVIMENTO MOTOR, será a maneira primordial onde as crianças e adolescentes poderão exercitar-se o corpo e a mente ao mesmo tempo de forma lúdica e prazerosa, além dos benefícios riquíssimo e fisiológicos que a Educação Física Escolar trás na vida das crianças, muitos profissionais acabam deixando de aplicar avaliações físicas e motoras.                  
              Nos dias atuais encontramos várias Escolas e Empresas oferecendo serviços infantis como por exemplo psicomotricidade pra criança, relatando a importância das descobertas do corpo em movimento, utilizando na maioria das vezes o famoso circuito como forma de aprendizagem, pra quem está de fora assistindo principalmente o pai e a mãe enxergam aquilo a coisa mais linda do mundo, observando a criança correr, saltar, equilibrar, engatinhar entre outras, portanto os circuitos acabam sendo sempre a criatividade do profissional pra que não caia na rotina, mais a onde queremos chegar com essas aulas de psicomotricidade sem mesmo uma avaliação para termos a certeza se estamos trabalhando de uma maneira adequada. 
           Infelizmente vários profissionais de hoje só ficam nessas criatividades que também são benéficas para as crianças, só que se analisarmos friamente vários desses profissionais não aplicam uma avaliação motora para saber o desempenho da criança relacionado a sua idade cronológica e se os famosos circuitos trabalhados estão mesmo sendo úteis no desenvolvimento motor da criança de forma benéfica de acordo com sua idade cronológica.

Escala de Desenvolvimento Motor
Dr. Francisco Rosa Neto

                 Os testes são ferramentas indispensáveis para a vida dos profissionais da área da Saúde e Educação. Para colhermos os benefícios que os testes podem oferecer, precisamos ter em mente este fator essencial. Qualquer ferramenta pode ser um instrumento bem ou mal utilizado. A testagem tem crescido em um ritmo cada vez mais acelerado, e esta atribuido efetivamente nas mais variadas áreas da vida cotidiana. A escala "E.D.M." surge com o propósito sobre tudo, de colocar a disposição de diferentes profissionais um conjunto de instrumentos de diagnóstico, que lhes permitam utilizar um método eficaz para realizar estudos transversais e longitudinais através de provas construídas sobre principios técnicos, científicos e critérios práticos coerentes.

Autor: Francisco Rosa Neto
Centro: Universidade de Zaragoza, Espanha (Tese Doutoral)
Administração: Individual
Duração: Variável, entre 30 e 45 minutos
População: Alunos matriculados no ensino regular (pré-escola, de 1ª a 4ª série) e educação especial


Objetivos:

Analisar os problemas estabelecidos; diferenciar os diversos tipos de debilidade; suspeitar e inclusive afirmar a presença de dificuldades escolares,perturbações motoras e problemas de conduta; avaliar os progressos da criança, durante seu desenvolvimento evolutivo; iIdentificar os sinais de alerta nos transtornos neuroevolutivos; acompanhar a criança em diferentes etapas evolutivas.

Indicação:

Crianças com dificuldades na aprendizagem escolar; atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor; problemas na fala, na escrita e em cálculo; problemas de conduta (hiperatividade, ansiedade, falta de motivação, etc); alterações neurológicas, mentais, sensoriais, etc.

Áreas:

Motricidade fina (óculo manual), motricidade global (coordenação), equilíbrio (postura estática), esquema corporal(imitação de postura, rapidez), organização espacial (percepção do espaço), organização temporal (linguagem, estruturas temporais) e lateralidade (mãos, olhos e pés).

Variáveis:

Idades motoras; quocientes motores; escala motora; e perfil motor.

Profissionais:

Saúde e educação - Medicina (Pediatria, Psiquiatria e Neurologia infantil); Ensino Regular e Especial (Pedagogia); Psicologia; Educação Física; Fonoaudiologia; Fisioterapia; etc.

Dr. FRANCISCO ROSA NETO

              O exame motor é um complemento indispensável do exame psicológico e um elemento fundamental na observação dos mais variados problemas de falta de adaptação que a criança pode apresentar: É o ponto de partida para uma intervenção educacional, pois nos permite:

· Analisar os problemas estabelecidos;
· Diferenciar os diversos tipos de debilidade;
· Suspeitar e, inclusive, afirmar a presença de dificuldades escolares, as perturbações motoras e os problemas de conduta;
· Avaliar os progressos da criança durante o seu desenvolvimento evolutivo.

Com essas informações realmente saberemos se realmente os circuitos trabalhados estão sendo benéficos através das dificuldades particulares como: 

· Transtornos na coordenação motora;
· Transtornos específicos de desenvolvimento neuropsicomotor;
· Hiperatividade, alterações de conduta e dificuldade de aprendizagem escolar, e etc.





FONTE: MOTRICIDADE

Um comentário:

  1. O seu texto observa muitos pontos importantes. Foi bem útil para a pesquisa que estou fazendo.

    Obs: Seria mais proveitoso se você fizesse uma revisão na escrita do texto, pois apresenta alguns erros de ortografia, gramática e pontuação.

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