domingo, 20 de maio de 2012

COORDENAÇÃO MOTORA FINA

         A coordenação motora tem como objetivo geral de utilizar de forma mais eficiente as ações dos músculos esqueléticos (grandes músculos e pequenos músculos), permitindo os seres humanos dominar os movimentos mais rudes do corpo.
          Durante a gravidez, o feto começa a dar sinais de vida ao mundo exterior fundamentalmente por meio de uma atividade motora, desde o nascimento estamos observando dia a dia as mudanças maturativas da criança, a qual a cada momento, nos surpreendemos com fatos novos de acordo com Francisco Rosa Neto (2002)

      Portanto a coordenação motora em criança e primordial desde cedo, mesmo que seja de forma involuntariamente, mesmo os pais não tento está consciência detalhada sobre a coordenação motora, já estimulam as crianças através de movimentos com as mãozinha para pega uma objetivo, depois os primeiros passinhos, o rastejar no tapete. 
       Por isso e importante que na fase pré-escolar a coordenação motora ainda seja treinada de forma primordial dentro das aulas de Educação Física através de atividades especificas para cada faixa etária, por isso a coordenação motora e dividida em três categorias: Coordenação Motora Geral, Coordenação Motora Especifica, Motricidade Fina

Coordenação Motora Geral:
Permite a criança ou adulto dominar o corpo no espaço, controlando os movimentos mais rudes.Ex: Andar, Pular, rastejar, etc.
Coordenação Motora Especifica:

Permite controlar movimentos específicos de uma atividade. Ex: Chutar uma bola (futebol), bandeja (basquete), etc.
Coordenação Motora Fina:

        A coordenação motora visuomanual representa a atividade mais frequente e mais comum no homem, a qual atua para pegar um objeto e lança-lo, para escrever, desenhar, pintar, recortar, e etc. Ela inclui uma fase de transporte da mão, seguida de uma fase de agarre e manipulação, resultando em um conjunto com seus três componentes: objeto / olho/ mão de acordo Francisco Rosa Neto (2002).
        A atividade manual, guiada por meio da visão, faz intervir, ao mesmo tempo, o conjunto dos músculos que asseguram a manutenção dos ombros e dos braços, do antebraço e da mão, que é particularmente responsável pelo ato manual de acordo Francisco Rosa Neto (2002). Entretanto a coordenação motora final e bastante utilizado no dia a dia em movimentos mais delicados e bem mais especifisos que outros tipos de coordenação motora.

Ótimo material pra treinar a coordenação motora fina com as crianças que ainda não consegue amarrar o cadarço .

Professor Sassá

Referencia:
Manual de avaliação motora (2002) - Dr. Fransciso Rosa Neto
Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário