PERSONAL TRAINER

BLOG EM MANUTENÇÃO 

A IMPORTÂNCIA DO PERSONAL TRAINER 

Muitos acham luxo. Outros acham dependência. Mas o fato é que o personal trainer tem se tornado necessidade a quem vai treinar numa academia, seja qual foi o objetivo buscado. Quer saber por quê?

> Se você for saudável, sem restrições físicas ou médicas e busca a academia para qualidade de vida, hipertrofia, ganho ou perda de peso, está no caminho certo. Porém, terá que manter a motivação e não deixar o inverno desmontar seu treino. Seja você um ex esportista ou um sedentário assumido, o frio matinal e a cama quentinha lutarão contra sua vontade de treinar. Mas resista.

Ainda que você seja forte e vença a preguiça, ao chegar na academia aqueça adequadamente e faça solitariamente todas as séries programadas, da forma como o professor prescreveu semanas atrás, em 3 ou 4 séries de 10 a 15 repetições, nas mesmas máquinas que você já conhece, em movimentos que nem sempre você domina. Mas treine! E na dúvida, chame um professor de sala para te orientar. Ainda que ele esteja atendendo uma fila de outros 48 alunos.

Quando terminar o treino, resista a vontade de olhar no espelho ou de subir na balança. Não tem necessidade de verificar se o treino está dando resultado ou não. Mesmo porque, leva tempo para conseguir os resultados e, na falta destes, você poderá se sentir frustrado e desmotivado. Treinando sozinho e determinado, talvez em 3 meses você já começará a perceber as mudanças. Persevere.

Se você possuir alguma doença crônica (obesidade, diabetes, hipertensão, câncer, HIV, decorrentes de AVC, fibromialgia, etc.), que inspire cuidados e controles de frequência e pressão arterial, informe o professor de sala que montará o seu treino e siga suas orientações. Não desmotive ao ficar sozinho no aparelho, nem acanhe-se ao chamar o professor para orientá-lo a ajustar as máquinas ou a controlar as cargas de cada exercício.

Procure mensurar seus batimentos logo após cada série executada, a fim de verificar se a frequência cardíaca está aquém ou além dos objetivos do treino. Se tiver prescrito exercícios em solo, peça ajuda ao professor para abaixar e levantar. Caso ele esteja ocupado, peça ajuda a algum aluno. Conte com a solidariedade daqueles que treinam rápido ao seu lado, no corrido horário de almoço.

> Se você for de algum grupo especial (criança, adolescente, idoso ou deficiente físico) conte com os professores de sala para montar um treino específico para você. Tendo necessidades especiais, certamente o teu treino não será o mesmo daquele aluno que dividia aparelho com você. Aliás, um bom professor de sala não daria a mesma ficha de treino a dois alunos, ainda que ambos tivessem o mesmo objetivo de treino.

> Se você possuir alguma lesão (joelho, ombro, fratura, ruptura, etc) , apresente seu exame médico ao professor ou estagiário que montará teu treino na academia. Se possível, tenha em mãos as considerações dos fisioterapeutas ou do médico que te tratou e explique teu caso detalhadamente. Não se irrite se o estagiário fizer peguntas sobre quais exercícios você consegue fazer. Afinal ele ainda esta em formação e não tem como saber sobre as tuas dores. Mas se preferir, peça orientação a um professor já formado.

 Se você riu em algum momento na leitura deste texto, certamente você já é aluno de academia e sabe que nem sempre pode contar com o pronto auxílio do professor, menos ainda com a solidariedade do aluno ao seu lado. Também não consegue vencer todas as batalhas contra a preguiça e não percebe os resultados tão rapidamente quanto deveria.

O Personal trainer serve para fazer tudo isso por você: Pensa nos teus objetivos, monta teu treino individual e personalizado, sendo a cada dia um treino diferente e desafiante. Ele te estimula ao máximo, controla suas variáveis fisiológicas (seja você saudável ou portador de alguma restrição física ou médica) e te leva a perceber os resultados com muito mais rapidez e eficiência.

Mas para isso, saiba escolher seu personal. De nada vale pagar alguém para ser um pajem durante uma hora na academia. Busque um profissional em educação física e que possua qualificações que agreguem conhecimento e critério técnico ao teu treinamento.

CONSULTORIA EM ATIVIDADE FÍSICA & SAÚDE
"Cuidando da Sua Saúde"


THYAGO CHAVES
Personal Trainer 
  61 9232-2827
  thyagorchaves@soucia.com.br