sábado, 7 de abril de 2012

BRINCADEIRAS ANTIGAS X BRINCADEIRAS ATUAIS SEDENTÁRIAS E OBESAS



Sabe-se que o brincar faz parte não só do universo infantil, mas do adulto também. Quem não tem saudades e um pouco de inveja ao observar crianças brincando livremente, vendo a alegria e a  espontaneidade com o que executam as atividades de forma prazerosa.
Hoje em dia, os jogos e brincadeiras mudaram muito através dos avanços tecnológicos. Antigamente não existiam muitos brinquedos manufaturados e as crianças se divertiam com brincadeiras saudáveis que faziam bem à saúde, evitando que se tornassem sedentárias e obesas. Além de possuírem imaginação e criatividade, que era ideal no desenvolvimento físico, mental, intelectual e social, tinham a oportunidade de poder conviver com outras crianças, pois não tinham tanto acesso à tecnologia como temos hoje. De acordo com Luís Vaz de Camões, “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”.

A nomenclatura Brincar sempre foi o entretenimento favorito das crianças, desde os tempos de nossos avós. Isso deixa evidente a pureza dessa frase tão deliciosa que jamais iremos esquecer, infelizmente, que vários hábitos foram deixados para trás ao relacionarmos o nome BRINCAR. Portanto as mudanças de cultura e as tecnologias avançadas levaram as crianças a mudarem a forma de brincar.

Se pararmos para refletir sobre o brincar do passado com o brincar dos dias atuais, percebemos que a cada dia, nossas crianças estão se tornando cada vez mais escravizadas, sedentárias e obesas, o que é negativo para a saúde, pois a tecnologia trouxe brinquedos que não exigem criatividade das crianças, pois elas já encontram tudo pronto, além disso, limita o movimento corporal que prejudica também no gasto calórico, podendo trazer várias doenças crônicas. E não tem nada mais divertido do que brincar com os amigos.
Ultimamente as nossas crianças estão sendo escravizadas com as tecnologias e com isso têm menos contatos com outras, brincam menos com os pais, passam horas e horas na frente do computador, televisão, jogos eletrônicos, ficam ocupadas em passar fases, vencer obstáculos, disputar corridas alucinantes, tudo isso sem sair do lugar, ficando assim a cada dia, mais sedentárias e obesas. É raro encontrar uma turma de crianças se divertindo com as brincadeiras antigas.
Nos últimos meses, a Secretaria de Estado da Saúde e da Educação (Distrito Federal) acendeu um alerta em relação ao sedentarismo infantil que se tornou epidemia mundial, que crianças estão praticando menos atividades físicas do que os jovens e adultos. De quem será a grande culpa? Dos pais que andam ocupados com o trabalho e acham que o ideal é que as crianças estejam confortáveis e deem menos trabalho possível e pra que isso aconteça investem muito dinheiro nesses equipamentos tecnológicos? Várias crianças não conhecem as brincadeiras antigas porque nunca lhes foram dadas ao conhecimento de como são prazerosas e divertidas.
É pais, isso tem que mudar ou você quer ver seu filho sedentário e obeso ? Infelizmente, a infância, só temos uma única vez na vida. Se quer ver seus filhos ativos brincando com outras crianças e tendo uma vida saudável, nada melhor do que você tirar um tempo e ensinar para eles que para brincar não é preciso ficar escravizado com a tecnologia e gastar muito dinheiro A melhor opção é ensinar as brincadeiras que você mais gostava e assim também brincar junto com eles. Isto também ajudará você a se manter com uma boa saúde  e disposição para os afazeres do dia a dia.



É IMPORTANTE QUE AS NOSSAS CRIANÇAS TENHAM INFÂNCIA E BRINQUEM COMO SEMPRE SE BRINCOU, PARA ISSO, ENSINEM-AS A BRINCAR DE VERDADE.


Brincar é experimentar-se, relacionar-se, imaginar-se, expressar-se,compreender-se, confrontar-se, negociar, transformar-se, ser. Ao brincar, a criança coloca em jogo aspectos afetivos, cognitivos, sociais e motores.


Brincar é, sem dúvida, uma forma de aprender, mas é muito mais que isso. A brincadeira infantil não pode ser sufocada pelo uso didático e nem esvaziada do lúdico.

Para Vygotsky, a brincadeira tem um papel fundamental na constituição do pensamento da criança e cria zonas de desenvolvimento proximal (ZDP). Logo, o brincar é essencial para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança na Educação Infantil.


A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

É primordial a Educação Física para todos seres humanos, principalmente na Infância e dentro das escolas que são os primeiros contatos das crianças em desenvolver as descobertas do corpo humano em movimentar-se, assim tendo um hábito saudável de sempre se manter ativos, o termo Educação Física não está apenas ligada na pratica desportivas ou Fitness, por isso a importância de um Profissional de Educação Física Graduado, que tem como objetivo alcançar através de estímulos:  Qualidade de vida diária, coordenação motora; preparação esportivas, estética corporal, entre outros fatores.


Professor: Thyago Chaves
61 - 92322827
thyagorchaves@gmail.com

8 comentários:

  1. Parabens, esse post falou tudo sobre o que pesso, bom mesmo era quando podiamos ir p/ rua brincar, hj em dia perdemos essa identidade, mais e mas as crianças ficam sufocadas dentro de casa, por falta de quintal,parques e praças, e quando se tem ñ é um bom lugar p/ se brincar..

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, fico feliz que varias pessoas tem o mesmo pensamento que eu .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá thyago, eu realmente me identifiquei muito com essa matéria e achei muito interessante, a tempos que estou pensando em abrir uma área de lazer pra nossas crianças que hoje em dia só querem ficar na tecnologia, e perdem o que realmente é bom na vida. Que pude o prazer de presencias. Eu estou iniciando um estudo sobre as melhores e mais saudáveis brincadeiras antigas que temos para iniciar meu projeto aqui no E.S. Acredtio eu que tenha mais conhecimento e informações a respeito desse assunto, se possível me mandar um email com a lista de jogos antigosais saudaveis,que temos,sobre regras, dimensões (caso tenha quadra ET...). Parabéns pela matéria. Meu email e Danirigamonte@hotmail.com

      Excluir
  3. Adorei sua matéria, pois estou fazendo um trabalho sobre qualidade de vida para alunos de 4ª série, e claro, vou incluir as brincadeiras antigas.Obrigada e parabéns.
    Stella Stopassoli
    Tubarão-SC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio Stella !

      Qualquer duvida ou solicitações de materiais pode entrar em contato comigo pelo email thyagorchaves@gmail.com

      Abraço

      Prof. Thyago Chaves

      Excluir
  4. Parabéns, meu professor até usou essa matéria com a minha turma na escola.

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada Thyago,estou fazendo um trabalho sobre isso.Realmente era tudo oque eu precisava,Agradeço a sua ajuda e Parabéns pelo trabalho...Nicoly

    ResponderExcluir
  6. obrigado eu presizava disso pro meu trabalho escolar

    ResponderExcluir