quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

OBESIDADE É SEDENTARISMO X VIDA SAUDÁVEL

A obesidade é o sedentarismo infantil e adulto nos dias de hoje é  primordial na área da saúde, pelo fato de não ser apenas um problema estético, que incomoda por causa da “zoação” dos colegas. Segundo Cooper (1990), o excesso de gordura no corpo principalmente nos membros superiores tem sido associado a inúmeras outras ameaças para a saúde incluindo:

·         Diabetes;
·         Hipertrigliceridemia (níveis excessivos de triglicerídeos, uma substancia gordurosa no sangue)
·         Baixos níveis de colesterol HDL (“bom”), que é considerado uma das proteções contra a arteriosclerose (depósitos de gordura nos vasos sanguíneos)
·         Doenças coronarianas


Além dessas complicações  , com o aumento do peso o volume de sangue e a força com o qual o coração bombeia o sangue também aumentam , aumento ainda mais o índice de mortalidade no mundo. 
A falta do exercício físico é toda atividade física planejada e estruturada por um profissional habilitado vem atingindo grande parte da  população no mundo, acarretando efeitos negativos na saúde e na vida. Pesquisa feita pela Dra. Sandra Matsudo (1999) evidenciarão claramente que o sedentarismo é o fator de risco mais prevalente na população brasileira (em torno de 70%) aumentando o risco do aparecimento de diversas doenças .
Estudo feito por Ishitani et al. (2006), afirmam que no Brasil a falta da procura por exercício físico é um problema que vem assumindo grade importância, as pesquisas mostram que a população atual gasta bem menos calorias por dia, do que gastava há 100 anos , o que explica o aparecimento de diversas doenças, sendo uma delas elevação brusca da pressão arterial fazendo que o sujeito desenvolva a hipertensão. De acordo com Junqueira Jr. (2007), a HA é uma das doenças com maior prevalência no mundo moderno, devido à grande maioria das pessoas serem sedentárias.


Tipos de Obesidade

A obesidade pode ser dividida em obesidade de origem exógena (a mais freqüente) e endógena.  Para a endógena, deve-se identificar a doença básica e tratá-la. A obesidade exógena origina-se do desequilíbrio entre ingestão e gasto calórico, devendo ser manejada com orientação alimentar, especialmente mudanças de hábitos e otimização da atividade física.( MELLO et. al, 2004)

Trabalhos governamentais e não governamentais precisam ser desenvolvidos regulamente na prevenção da saúde contra a obesidade e o sedentarismo, atingindo toda as faixas etárias principalmente nas intervenções em crianças e adolescentes na redução do comportamento sedentário é consumo demasiado de alimentos gordurosos, visando primordialmente da prática da atividade física e exercício físico planejada e estruturada para uma vida adulta saudável.

A importância primordial do exercício físico é atividade física  planejada e estruturadas na redução do sedentários

Sempre nos deparamos com alguns médicos nos indicando a realizar algum exercício físico ou  com pessoas comentando que depois da praticar regular de exercício físico ou atividade física planeja e estruturada por um profissional habilitado a vida mudou completamente pra melhor, que agora tem mais força e disposição para realizar qualquer tipo de atividades da vida diária.
O combater do sedentarismo e da obesidade está relacionada a mudança de estilo de vida, iniciando tanto da família como na criança, incluindo mudanças da vida sedentaria pra uma vida ativa com a prática de atividade física ou exercicio físico planejados e nos planos alimentares .
A importância de se manter uma vida ativa tem como objetivo e manutenção dos componentes da aptidão física na prevenção a saúde.


O que é Aptidão Física ?

 É a capacidade de executar tarefas diárias com vitalidade, sem fadiga excessiva e com energia, prevenindo também surgimento de algumas doenças.
  Observando a tabela abaixo de acordo com Ghorayeb et. al (1999), temos os componentes da aptidão física:


INTUITO DO PROFESSOR THYAGO CHAVES

              O intuito nas minhas aulas de Educação Física Escolar está relacionado primordialmente a SAÚDE, trabalhando além dos desportos coletivos, coordenação motora grossa e fina, tenho como objetivo principal contribuir na saúde das crianças, desenvolvendo os componentes da aptidão física de forma lúdica e prazerosa nas aulas ministradas. 
             Hoje a Educação Física Escolar em geral precisa de profissionais que se propõe em desenvolver aulas criativas, com intuito que provoque as adaptações fisiológicas sem danos.



 PIRÂMIDE PRA MANTER UMA VIDA ATIVA LONGE DO SEDENTARISMO E OBESIDADE 




Então, está esperando o que ?  Comece hoje mesmo a mudar seu estilo de vida pra melhor , procure um Profissional de Educação Física registrado e qualificado.


NÃO DEIXE PRA MANHA O QUE VOCÊ PODE FAZER HOJE 

30 MINUTOS 3 VEZES POR SEMANA MUDA SUA SAÚDE PRA MELHOR  

COM SAÚDE NÃO SE BRINCA !

"EDUCAÇÃO FÍSICA É SAÚDE"
"EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR É SAÚDE"


   Professor: Thyago Chaves
61 - 92322827 


Referencia Bibliográficas 


Pinho, Silva, Núnez, .; Os benefícios do exercício físico no controle da pressão arterial e hipertensos 

Um comentário: