domingo, 2 de outubro de 2011


 MOVIMENTOS CORPORAIS SÃO PRIMORDIAIS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
             Experiências de movimentos corporais são fundamentais pras crianças desde o seus primeiros dias de vidas, deve-se desenvolver as habilidades motoras onde não é exigido o esforço para se atingir um objetivo e sim apenas experiências de movimentos como: atividades lúdicas, jogos, brincadeiras e outras que já fazem parte do cotidiano infantil, de acordo com (Gallahue, 2003, p. 258) as experiências motoras, em geral, fornecem múltiplas informações sobre a percepção que a criança têm de si mesma e do mundo que a cerca, dessa forma, é importante  deixar as crianças livres durante às atividades destinadas nas aulas de Educação Física para que elas mesmas possam descobrir a forma mais fácil de realizar as atividades, não perdendo de vista os objetivos traçados para serem desenvolvidos nesta importante etapa do desenvolvimento social, afetivo, cognitivo e motor das crianças.
           As habilidades motoras são primordiais na infância, quando praticadas com certa freqüência jamais serão esquecidas ao longo da vida, sendo assim é preciso trabalhar alguns aspectos: CORRER, SALTAR, ROLAR, ARREMESSAR, EQUILIBRIO DINAMICO E ESTATICO, AGILIDADES e varias outras,

1. ÁREAS DE ATUAÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE

Educação Psicomotora :

É a ação educativa baseada e fundamentada no movimento natural consciente e espontâneo com a finalidade de normalizar, completar ou aperfeiçoar a conduta global da criança.

Reeducação Psicomotora:

Abrange sujeitos desde a infância a idade adulta. Pode ser desenvolvida tanto em caráter profilático quanto terapêutico.

Terapia Psicomotora : 

Realizada através de uma programação de exercícios que envolvem atividades motoras, viso-motoras e emocionais. O trabalho visa melhorar o desenvolvimento corporal da criança, bem como a aprendizagem, afetividade, social, tornando-a estruturada para que possa se sentir segura e feliz.
2. ASPECTOS TRABALHADOS NA PSICOMOTRICIDADE
Qualidade física: força, flexibilidade, agilidade, velocidade, coordenação motora, equilíbrio, noções de espaço e tempo  e lateralidade.
Aspecto afetivo e social: socialização e desenvolvimento de traços de personalidade como organização, disciplina, responsabilidade, coragem e solidariedade.
Características cognitivas: capacidade de análise e desenvolvimento de memória.

ESTRUTURAS PSICOMOTORAS DE BASE

Locomoção: Quando nos deslocamos de um lugar ao outro.
Exemplo de atividade: macaquinho mandou.

Manipulação:  Habilidade de manuseio.
Exemplo de atividade: cobra cega.
Tono Corporal: Ajustamento da postura.           
Exemplo de atividade: dançar com a bola na testa.
Lateralidade: Noção de direita e esquerda, é importante para a orientação  espacial.
Exemplo de atividade: brinquedo cantado rock pop
Coord. Fina: Quando se trabalha com as extremidades dos segmentos.
Exemplo de atividade: bola de gude, nariz de ferro.
Coord. Grossa: Quando se trabalha com a totalidade das mãos ou do corpo.
Exemplo de atividade: queimado.
Coord. da dinâmica geral: É a atuação conjunta do sistema nervoso central e da musculatura esquelética, na execução do movimento. Temos a coordenação motora ampla e seletiva.                    
Exemplo de atividade: carniça.
Equilíbrio: É a capacidade de manter-se sobre uma base, pode ser estático e dinâmico.         
Exemplo de atividade: amarelinha.
Esquema Corporal: é o conhecimento que temos do corpo em movimento ou em posição estática, em relação aos objetos e o espaço que o cerca. É através do desenvolvimento do esquema corporal que a criança toma consciência de seu corpo e das possibilidades de expressar-se por meio desse corpo.

Exemplo de atividade: raposa que gostava de comer capim.
Compartimentos do esquema corporal:
  • Auto –imagem
  • Orientação espaço temporal
  • Coordenação óculo-segmentar
  • Direcionalidade
Professor Thyago Chaves

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