MOVIMENTOS CORPORAIS SÃO PRIMORDIAIS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
Experiências
de movimentos corporais são fundamentais pras crianças desde o seus primeiros
dias de vidas, deve-se desenvolver as habilidades motoras onde não é exigido o
esforço para se atingir um objetivo e sim apenas experiências de movimentos
como: atividades lúdicas, jogos, brincadeiras e outras que já fazem parte do
cotidiano infantil, de acordo com (Gallahue,
2003, p. 258) as experiências motoras, em geral, fornecem múltiplas informações
sobre a percepção que a criança têm de si mesma e do mundo que a cerca, dessa
forma, é importante deixar as crianças
livres durante às atividades destinadas nas aulas de Educação Física para que
elas mesmas possam descobrir a forma mais fácil de realizar as atividades, não
perdendo de vista os objetivos traçados para serem desenvolvidos nesta
importante etapa do desenvolvimento social, afetivo, cognitivo e motor das
crianças.
As habilidades motoras são primordiais na infância, quando praticadas com certa freqüência jamais serão esquecidas ao longo da vida, sendo assim é preciso trabalhar alguns aspectos: CORRER, SALTAR, ROLAR, ARREMESSAR, EQUILIBRIO DINAMICO E ESTATICO, AGILIDADES e varias outras,
As habilidades motoras são primordiais na infância, quando praticadas com certa freqüência jamais serão esquecidas ao longo da vida, sendo assim é preciso trabalhar alguns aspectos: CORRER, SALTAR, ROLAR, ARREMESSAR, EQUILIBRIO DINAMICO E ESTATICO, AGILIDADES e varias outras,
1. ÁREAS DE ATUAÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE
Educação Psicomotora :
É a ação educativa baseada e fundamentada no
movimento natural consciente e espontâneo com a finalidade de normalizar,
completar ou aperfeiçoar a conduta global da criança.
Reeducação Psicomotora:
Abrange sujeitos desde a infância a idade adulta.
Pode ser desenvolvida tanto em caráter profilático quanto terapêutico.
Terapia Psicomotora :
Realizada através de uma programação de exercícios
que envolvem atividades motoras, viso-motoras e emocionais. O trabalho visa
melhorar o desenvolvimento corporal da criança, bem como a aprendizagem,
afetividade, social, tornando-a estruturada para que possa se sentir segura e
feliz.
2. ASPECTOS TRABALHADOS NA PSICOMOTRICIDADE
Qualidade física: força, flexibilidade, agilidade,
velocidade, coordenação motora, equilíbrio, noções de espaço e tempo e
lateralidade.
Aspecto afetivo e social: socialização e
desenvolvimento de traços de personalidade como organização, disciplina,
responsabilidade, coragem e solidariedade.
Características cognitivas: capacidade de análise e
desenvolvimento de memória.
ESTRUTURAS PSICOMOTORAS DE BASE
Locomoção: Quando
nos deslocamos de um lugar ao outro.
Exemplo de atividade: macaquinho mandou.
Manipulação: Habilidade de
manuseio.
Exemplo de atividade: cobra cega.
Tono Corporal: Ajustamento
da postura.
Exemplo de atividade: dançar com a bola na testa.
Lateralidade: Noção
de direita e esquerda, é importante para a orientação espacial.
Exemplo de atividade: brinquedo cantado rock pop
Coord. Fina: Quando
se trabalha com as extremidades dos segmentos.
Exemplo de atividade: bola de gude, nariz de ferro.
Coord. Grossa: Quando
se trabalha com a totalidade das mãos ou do corpo.
Exemplo de atividade: queimado.
Coord. da dinâmica geral: É a atuação conjunta do sistema nervoso central e da
musculatura esquelética, na execução do movimento. Temos a coordenação motora
ampla e
seletiva.
Exemplo de atividade: carniça.
Equilíbrio: É
a capacidade de manter-se sobre uma base, pode ser estático
e dinâmico.
Exemplo de atividade: amarelinha.
Esquema Corporal: é
o conhecimento que temos do corpo em movimento ou em posição estática, em
relação aos objetos e o espaço que o cerca. É através do desenvolvimento do
esquema corporal que a criança toma consciência de seu corpo e das
possibilidades de expressar-se por meio desse corpo.
Exemplo de atividade: raposa que gostava de comer capim.
Exemplo de atividade: raposa que gostava de comer capim.
Compartimentos do esquema corporal:
- Auto
–imagem
- Orientação
espaço temporal
- Coordenação
óculo-segmentar
- Direcionalidade
Professor Thyago Chaves
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